ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Câmara entrega comenda Noel Guarany




Na noite desta terça-feira (18), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou a entrega da Comenda "Noel Guarany" ao músico Arion Helder Pilla. Além do homenageado, compuseram a mesa o presidente do Poder Legislativo, vereador Alexandre Vargas, o patrão do CTG Sepé Tiarajú, José Antônio Bueno Garcia, o homenageado local dos Festejos Farroupilhas, Olmiro Pereira Bastos, a secretária municipal de Cultura, Marta Zanella, e o coordenador da 13° Região Tradicionalista, Luiz Sérgio Fassbinder. A solenidade aconteceu no CTG Sepé Tiarajú e contou com uma apresentação artística das invernadas do CTG.


A vereadora Maria Aparecida Brizola realizou a apresentação do agraciado, que é funcionário público federal, arquivista, músico e criador do Juvenart - Concurso Estadual de Danças Tradicionais Categoria Juvenil. A parlamentar destacou a relevância do agraciado: "uma das maiores expressões culturais de nossa cidade". Pilla disse estar muito emocionado com o reconhecimento e citou diversos amigos que fizeram parte da sua trajetória: "considero que o tamanho desse prêmio e a importância dessa Casa talvez merecesse um nome maior que o meu, por isso me vali de todos esses amigos para justificar o fato de eu estar levando essa comenda tão importante."

A Comenda Noel Guarany foi instituída pela Lei Municipal nº 4212/99  e é conferida, anualmente, a músicos ou grupos musicais que se destaquem em Santa Maria. Quem dá nome a medalha é o cantor e compositor missioneiro, natural do município de Bossoroca e que viveu os últimos anos de vida em Santa Maria. Noel foi um dos precursores do Movimento Nativista Gaúcho.

Texto: Camila Porto Nascimento
Fotos: Mateus Azevedo
Tecnologia do Blogger.