ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Dia D: Unidades de Saúde abrem sábado, das 8h às 17h, para vacinar contra o Sarampo e a Poliomielite





Para garantir o acesso de toda a população aos postos, Sistema Integrado Municipal promoverá Passe Livre durante o sábado

Legenda: Público-alvo da campanha são crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Até o dia 31 de agosto, os pais ou responsáveis por crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias devem levar os pequenos aos postos de Saúde para receberem as vacinas contra o Sarampo e a Poliomielite. Para garantir que todas as crianças tenham acesso à imunização, as Unidades de Saúde de Santa Maria abrirão neste sábado (18), no "Dia D" da campanha nacional. Durante o dia, haverá Passe Livre no transporte coletivo, exclusive aos acompanhantes de crianças em idade de vacinação, para facilitar o acesso da comunidade (leia mais abaixo).

As unidades funcionarão das 8h às 17h, e é fundamental que todas as todas as crianças da faixa etária da campanha compareçam aos postos de Saúde, para que seja avaliada a situação vacinal e para que recebam uma dose adicional das vacinas, se for necessário. Em Santa Maria, a estimativa é que sejam vacinadas 12.556 crianças.

De acordo com a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, não haverá pontes volantes de vacinação, visto que as vacinas para o Sarampo e a Poliomielite requerem interpretação e leitura adequada da Carteira de Vacinação, que deve ser levada pelos pais ou responsáveis no momento da aplicação das doses. Andréa explica que nas Unidades de Saúde há disponibilidade de todas as vacinas do calendário básico. Assim, havendo necessidade, a equipe poderá atualizar o calendário vacinal da criança (se houver doses em atraso).

"As Unidades de Saúde estarão abertas durante todo o sábado, para garantir que as crianças tenham acesso às doses. A vacinação é o método mais eficaz de se proteger contra doenças graves, como é o caso do Sarampo e da Poliomielite. Por isso é importante que as famílias compareçam aos postos, atualizem a vacinação das crianças e garantam essa proteção", enfatizou Andréa.

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE
Além de realizarem a vacinação das crianças, algumas Unidades de Saúde estarão com atividades extras durante o sábado. Na Estratégia Saúde da Família (ESF) Urlândia, haverá, durante todo o dia, avaliação de Saúde Bucal, atendimento e agendamento para consultas médicas, sala de espera com orientação de saúde, além de aferição de pressão e glicose. No local, também haverá atualização do Cartão SUS, cadastro da TV Digital, brechó e brinquedos infláveis.

Na Unidade de Saúde São Francisco, além das vacinas, a equipe estará realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Já na ESF Victor Hoffmann, personagens do filme Frozen invadirão a unidade para participar da aplicação das doses das vacinas junto com as crianças. Recentemente, a equipe de agentes comunitárias de Saúde da ESF criou um vídeo inspirado na personagem para incentivar a vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite.

PASSE LIVRE
Considerando o Dia "D" da vacinação, a Prefeitura de Santa Maria definiu passe livre no transporte coletivo urbano e interdistrital, no sábado, para acompanhantes de crianças menores de cinco anos de idade. O decreto, assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom na tarde desta quinta-feira, determina que a gratuidade está assegurada, das 7h às 18h, para apenas um acompanhante da criança em idade de vacinação. No entanto, para ter direito ao passe livre, o passageiro que se enquadra no critério acima deverá, impreterivelmente, apresentar a Carteira de Vacinação do menor.


Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Tecnologia do Blogger.