ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Comissão de Direitos Humanos recebe reivindicações do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Comissão de Direitos Humanos recebe reivindicações do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania recebeu integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (02), na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado. Os membros do conselho fizeram várias reivindicações à comissão.

A vice-presidente do conselho, Adriana Teresinha Fagundes Cézar, entregou um documento com 10 reivindicações aos parlamentares. Dentre as exigências, estão a fiscalização, por parte do Poder Executivo, da acessibilidade das calçadas e do transporte coletivo, a regulamentação do cargo de terapeuta ocupacional e a instalação de brinquedos acessíveis nas praças do município. "Quando se tem voz, a gente se empodera. Nós queremos dar voz às pessoas com deficiência", declara.

O documento foi acolhido pela comissão, que se comprometeu em intermediar as pautas do conselho junto à Prefeitura, já que a maioria das reivindicações é de responsabilidade do Poder Executivo. "95% desses pedidos de vocês é competência do Poder Executivo. E muitas dessas demandas o Poder Executivo quer fazer, mas não tem dinheiro", manifesta o presidente da comissão, Admar Pozzobom.

Ficou definida a realização de uma Audiência Pública para debater o tema. A atividade acontecerá no dia 24 de agosto, a partir das 9h, no Plenário do Poder Legislativo, e será realizada pelo conselho, com o apoio da comissão. A audiência integra as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece de 21 a 28 deste mês.  

Também participaram da reunião os vereadores Adelar Vargas/Bolinha (vice-presidente), Daniel Diniz, Dr.ª Cida Brizola, Dr. Ovidio Mayer, João Chaves e Professora Celita da Silva.

Texto e Foto: Mateus Azevedo
Tecnologia do Blogger.