ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Sessão Plenária Ordinária, 08 de maio de 2018


TRIBUNA LIVRE: A Irmã Lourdes Dill, do Projeto Esperança/Cooesperança, fez a defesa da democracia participativa e o Projeto Esperança/Cooesperança. Afirmou que, apesar dos momentos difíceis e desafiadores, não é possível perder o direito à esperança em vista de democracia participativa.  Fez um histórico do Projeto, vinculado ao Banco da Esperança, tendo sido idealizado pelo bispo Dom Ivo Lorscheiter.
A religiosa afirmou que a proposta do Projeto é contribuir significamente para uma sociedade socialmente justa, organizadamente cooperada e autogestionatária. Acrescentou, ainda, que valoriza o trabalho acima do capital, formando novos sujeitos na certeza de que uma nova economia já acontece. Destacou que o Projeto é um patrimônio nacional, que fortalece agricultores familiares, artesãos, grupos de lanches, entre outros. Há cerca de 300 grupos organizados na região central. Todos os sábados acontece o Feirão Colonial no Centro de Referência de Economia Solidária, na rua Heitor Campos.
Lamentou pelas pessoas que perseguem o Projeto, considerando ele irresponsável.  Destacou que as leis são cumpridas fielmente. Lastimou que, no dia 14 de abril, fiscais da Vigilância Sanitária recolheu itens dos produtores rurais, que estavam em condições de consumo.
Produtores rurais e a assessoria jurídica do Projeto acompanharam o pronunciamento da Irmã Lourdes na tribuna livre.

EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Alexandre Vargas, presidente do Legislativo, prestou homenagem ao Esporte Clube Internacional de Santa Maria pelo aniversário de 90 anos. O presidente da entidade, Luiz Cláudio Mello, e presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Iop Druzian, compuseram a mesa de autoridades. O vereador fez um histórico da trajetória da entidade, bem como nominou a atual e ex-diretorias, bem como elenco de jogadores. “Sua história é traçada junto a cidade. É uma referência em Santa maria”, enfatizou. Exibiu um vídeo em homenagem ao Clube.
 
REQUERIMENTOS APROVADOS: 
de autoria do vereador João Kaus, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Jornal A Cidade, pelo aniversário de 20 anos;
- de autoria do vereador Valdir Oliveira, solicitando a formação de Comissão Especial para acompanhar a situação da Saúde e do Bem Estar dos Idosos. Integram a Comissão, além do autor, os vereadores Adelar Vargas e Cida Brizola;
- de autoria do vereador Manoel Badke, solicitando a formação de Comissão Especial para tratar da Regularização das Áreas no Município de Santa Maria. O autor e os vereadores João Kaus e Marion Mortari são os integrantes da Comissão.
- de autoria da Comissão Permanente de Educação, solicitando o envio de Moção de Apoio à Assembleia Legislativa em favor da manutenção da oferta da Língua Espanhola nas escolas do Rio Grande do Sul;
- de autoria do vereador Jorge Trindade, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Esporte Clube Internacional de Santa Maria, pelos 90 anos de sua fundação;
- de autoria do vereador Alexandre Vargas, solicitando a inserção, aos Anais da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, do Artigo de Autoria de Eduardo Rolim, "Capitalismo Consciente" publicado no Diário de Santa Maria dos dias 28 e 29 de abril de 2018.
 
PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO: 
- Projeto de lei 8648, do vereador Alexandre Vargas, que Institui a Semana Municipal De Doação de Leite Materno Humano. As ações, que ocorrem na semana anterior ao Dia das Mães, terão os seguintes objetivos: Incentivar a criação do Banco de Leite Humano; esclarecer dúvidas a respeito; indicar os bancos de leite humano no estado e indicar onde se encontram as coletas de leite humano na região.
 
PROJETO APROVADO:  Projeto de lei 8621, do vereador Admar Pozzobom, que altera dispositivos da Lei Municipal Nº 5708/2012, de 27-11-2012.  O projeto Inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Santa Maria a Romaria em Defesa da Pessoa Idosa. Atualmente, o nome do evento é Conforme a justificativa, a proposta visa, especificamente, incluir o termo “em Defesa” e alterar a data do evento, uma vez que a inclusão desta nomenclatura dá maior dimensão ao evento.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Mateus Azevedo
Tecnologia do Blogger.