ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Comissão das funerárias realiza audiência pública

Comissão das funerárias realiza audiência pública
Comissão das funerárias 
O Poder Legislativo realizou na manhã desta terça-feira (08), no Plenarinho da Casa, Audiência Pública com a finalidade de debater e analisar Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata da formação da Comissão de Assuntos Fúnebres. O evento foi promovido pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores que aborda o tema. Participaram da atividade os vereadores Admar Pozzobom (presidente) e Dr.ª Cida Brizola (relatora), representantes da Prefeitura e das empresas funerárias.


Durante a reunião, ficaram definidas as secretarias que vão compor a Comissão de Serviços Fúnebres. Serão as pastas que tratam de infraestrutura, obras e serviços públicos, de meio ambiente, de desenvolvimento econômico, de saúde e de assistência social. Os presentes definiram também que o prefeito municipal poderá nomear um servidor efetivo ou cargo em comissão para secretariar as atividades da comissão, contribuindo para que a memória dos trabalhos seja mantida, independente das trocas de Governo.

A Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a União das Associações Comunitárias (UAC), uma representação de entidades hospitalares e uma associação de assistência social indicada pelo Conselho Municipal de Assistência Social serão as cinco entidades que vão integrar a comissão.
O proprietário de uma empresa do ramo funerário, Rogério Knackfuss, afirmou que os representantes do ramo, há muito tempo, reivindicavam o funcionamento da Comissão de Serviços Fúnebres. “Com uma comissão, a gente vai ter um canal mais diretos com as secretarias”, relata o empresário que acredita na melhoria da qualidade dos serviços funerários, a partir dessas modificações na legislação.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, disse que a preocupação do Poder Executivo é de que a Comissão de Assuntos Fúnebres seja construída de forma paritária, garantindo um debate plural entre diversos segmentos da sociedade. O secretário também elogiou a condução dos trabalhos feita pela Comissão Especial. “Com muita reflexão, pensando em todas vertentes da sociedade”.

O vereador Admar agradeceu aos servidores que contribuíram com os trabalhos desenvolvidos pela comissão, aos integrantes do Poder Executivo que participaram das discussões e aos representantes das funerárias pelas contribuições que deram à comissão.

Emendas

O período para emendas ao projeto se estende até 24 de maio e deve ser feito na Diretoria Legislativa da Câmara de Vereadores de Santa Maria e em horário de expediente.
 
Texto e Foto: Mateus Azevedo
 
Tecnologia do Blogger.