ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Agentes comunitários de Saúde aprovados no concurso da Prefeitura passam por curso introdutório


Curso introdutório é realizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e segue até a próxima terça-feira (Foto: João Alves)
                  Qualificação é pré-requisito para que os candidatos possam assumir o cargo


Os agentes comunitários de Saúde que foram aprovados no concurso público, realizado pela Prefeitura em outubro do ano passado, estão passando, desde quarta-feira (02), por um curso introdutório. A qualificação é promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS), vinculado à Secretaria de Saúde do Município, e é um pré-requisito, exigido à nível nacional, para que os candidatos possam assumir o cargo.

O curso introdutório segue até a próxima terça-feira (08) e um total de nove agentes comunitários participam da atividade. A qualificação foi dividida em temas, em que são abordados assuntos relacionados à prática e à conduta profissional dos candidatos, como as atribuições do cargo, o funcionamento dos sistemas de trabalho, o reconhecimento das áreas de atuação, entre outros módulos.

Conforme o coordenador do NEPeS, Fábio Mello, durante o curso, são realizadas palestras, dinâmicas em grupo e ações de campo nas Unidades de Saúde em que atuarão. Mello explica que é feito o controle de frequência dos candidatos e uma avaliação contínua da participação.

"Os agentes comunitários de Saúde são imprescindíveis na Atenção Básica. Eles são profissionais diferenciados, que auxiliam na vinculação da Unidade de Saúde com a comunidade. São eles que reconhecem a dificuldades e as necessidades da população", ressaltou Mello.

Assim que o curso encerrar, os profissionais recebem um certificado de conclusão. A Secretaria de Saúde do Município deve enviar para a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa o relatório de frequência dos candidatos. Após isso, é liberado um novo edital, em que os agentes são convocados a se apresentarem na Prefeitura, munidos de toda a documentação necessária, inclusive o certificado. Eles terão o prazo de 15 dias para se apresentarem, podendo ser prorrogado.

"O curso é uma forma diferenciada para ajudar o agente a se situar no ambiente de trabalho e ter um direcionamento de como será a prática profissional deles. Tomamos o cuidado para que essa qualificação esteja próxima das vivências de trabalho que eles irão encontrar", destacou a integrantes do NEPeS, a acadêmica de enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Cintia Paim.  

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Tecnologia do Blogger.