ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Abertas as inscrições para a Lei do Livro 2018





A partir desta segunda-feira (07), está aberto o período de inscrições do Projeto Lei do Livro, que se estende até 10 de julho. As obras deverão ser protocoladas no Protocolo Geral do Poder Legislativo e entregues na Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria ou enviadas via sedex e dirigidas à Presidência do Legislativo, dentro do prazo estipulado.

Instituído pela Resolução Legislativa n° 22/04 e pela Resolução Legislativa nº 16/09, o projeto é promovido pela Câmara de Vereadores de Santa Maria e tem o objetivo de publicar, anualmente, no mínimo, um livro que enfoque temas regionais ligados à cultura santa-mariense. Os gêneros contemplados são poesia, crônica, romance e história. A Assessoria de Relações Públicas é responsável pela seleção das obras.

Em 2013, sob a Resolução Legislativa nº 007/2013, a Câmara passou a responsabilizar-se pela impressão de 1500 exemplares de cada obra, aumentando em quinhentos exemplares o número de obras a serem disponibilizadas à comunidade, proporcionando maior acesso à literatura de nosso Município. O projeto existe desde 2004. Mas foi em 2005 que a primeira obra vitoriosa foi impressa.

Confira as obras publicadas até 2017:

2005 - “A Arte Fotográfica e o Teatro em Santa Maria”, de Getulio Schilling (edição póstuma, com organização coletiva);
2006 - “Santa Saudade”, coletânea de poemas da Casa do Poeta de Santa Maria, de Haydée Hostin Lima (organizadora);
2007 - “Fragmentos da História Ferroviáira Brasileira e Rio-Grandense”, de João Rodolpho Amaral Flôres;
2008 - “Os Trabalhadores da V.F.R.G.S.: Profissão, Mutualismo, Cooperativismo”, de João Rodolpho Amaral Flôres; e “Apontamentos Sobre a História da Arquitetura de Santa Maria”, de Vani Terezinha Foletto (organizadora), Janes Kessler, Nilda Aparecida Jacks e Edir Lúcia Bisognin;
2009 - “Vertebrados Fósseis de Santa Maria e Região”, de Átila Augusto Stock da Rosa;
2010 - “Nova história de Santa Maria: contribuições recentes”, organizado por Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro; e “A Face Oculta da Lua (Inércia)”, de Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro.
2011 - “A vida de Agueda Brazzale Leal”, de Ceura Fernandes; e “O coronel, o jornalista e o delegado”, de Cristiane Debus Pistoia.
2012 - “Nova história de Santa Maria: outras contribuições”, organizado por Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro.
2013 - "Maria Polis-sêmica", de Carlos Rangel
"A "Boca", a "Esquina" e o "Recanto": territórios urbanos e memória coletiva no Centro de Santa Maria, RS, de Rojane Nunes.
2014 - "Um lar para sempre, de Viviane Arrua Fantinel.
"O nosso cinema era super", de Marilice Daronco.
2015 - "Do Quilombo à Serra: Migração, Identidade e Alteridade no Rio Grande do Sul, de Cristiano Sobroza Monteiro.
2016 - "Moreno Rei dos astros a brilhar, Querida União Familiar: trajetória e memórias do clube de negro fundado em Santa Maria, no pós-abolição", de Franciele Rocha de Oliveira
2017 - "Pessoas de Santa Maria", de Marcelo de Franceschi
"A Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no Século XIX: História e Memória - 1838 a 1889”, de Elisabeth Weber Medeiros

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Fabricio Vargas
Tecnologia do Blogger.