ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Unidades de Saúde estão prontas para dar início à Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza (Fotos: Arquivo/Prefeitura)

                                     Campanha inicia na segunda-feira e segue até o dia 1º de junho


As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) estão prontas para dar início a uma importante ação no Coração do Rio Grande. A Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe inicia na segunda-feira, dia 23 de abril, e segue até 1º de junho. Já no dia 12 de maio, o Município estará preparado para o Dia D da vacinação.

Somente em Santa Maria, a expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários – o que representa vacinar 68.063 pessoas. Conforme o Setor Epidemiológico, os grupos são compostos por gestantes (independente do período gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; idosos; indígenas; e trabalhadores da área da saúde.

Ressalta-se que também são contemplados na campanha os professores; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras categorias de risco clínico. Para estes grupos, não há uma meta específica. No total, Santa Maria deve receber cerca de 105 mil doses, em oito lotes.

Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, as Unidades de Saúde já estão preparadas para receber a população. (Clique aqui e confira o horário das salas de vacina das UBSs e ESFs)
"Todas salas de vacinas estão prontas. Pedimos para que quem está nos grupos, que procure a unidade, com calma. Também que não deixem para a última hora para se vacinar", disse Ana Motta.

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza. Ao se dirigirem aos postos de Saúde, a comunidade que se encaixa nos grupos prioritários apresente a carteira de vacinação, além de um documento que comprove que atende aos requisitos das categorias.

VACINAÇÃO NO INTERIOR

Além de oportunizar que a população da Zona Urbana do Município tenha acesso facilitado e ampliado à vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Santa Maria também montou um cronograma especial de atendimento à comunidade do Interior. Dias e horários específicos foram criados para que os moradores dos distritos do Município garantam a imunização contra a gripe (clique aqui e confira os dias e horários). O calendário de vacinação da Zona Rural começará no dia 23 de abril, juntamente com o início da Campanha Nacional.


Documentos



Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)

Tecnologia do Blogger.