ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Prefeitura e Governo do Estado esclarecem surto de Toxoplasmose e prestam orientações à população

Seis Unidades de Saúde do Município estarão abertas, neste sábado, para atender e dar esclarecimento às gestantes, que compõem, junto aos recém-nascidos e imunodeprimidos, a população de risco

    De forma responsável e transparente, a Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Estado convocaram, na tarde desta quinta-feira (19), uma coletiva de imprensa para esclarecer o surto de Toxoplasmose no Município. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom; a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte; a chefe de Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Maria Schilling Ranieri Muratore; e o superintendente da Região Central da Corsan, José Epstein, falaram aos jornalistas sobre os desdobramentos do surto, os cuidados e as precauções, e as medidas adotadas pelo Poder Público para atender às pessoas que apresentaram os sintomas, em especial aquelas que compõem os grupos de risco.

    Conforme os agentes públicos, tanto do Município como do Estado, desde o início do mês de abril – quando foram detectados os primeiros casos da síndrome febril –, uma força-tarefa foi formada para iniciar o processo de investigação das causas. Até o momento, dos 59 casos registrados, conforme análises do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), 14 foram confirmados.
    De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde, Liliane Duarte, todas as medidas de investigação, prevenção e controle estão sendo adotadas no Município. O chefe do Executivo ressaltou que, na segunda-feira (23), estará em Porto Alegre para tratar deste assunto com o secretário Estadual da Saúde, Francisco Zancan Paz. Já na terça-feira, o mesmo assunto será abordado, em Brasília, em reunião no Ministério da Saúde com a presença do deputado federal Osmar Terra.
   “Estamos reunindo todos os esforços para acalmar e atender a população e, garantimos, que estamos tomando todas as medidas necessárias. Pedimos calma à população”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.
FORÇA-TAREFA NAS UNIDADES
   A secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, reforçou que a Prefeitura, com apoio do Estado, dará toda assistência à população e, informou, que neste sábado (21), seis Unidades de Saúde do Município estarão abertas das 8h ao meio-dia (confira quais abaixo) para acolher as gestantes que, junto com os recém-nascidos e imunodeprimidos, estão nos grupos de risco para Toxoplasmose.
  “As gestantes que puderem, compareçam às Unidades neste sábado para que recebam orientações e o acolhimento, além de tirar dúvidas que certamente serão levantadas neste momento”, explicou a secretária Liliane.
  A chefe de Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Maria Schilling Ranieri Muratore, lembrou que não há como definir o início e nem o término do surto, mas que será feito uma busca ativa nos postos de Saúde para levantar os casos e esclarecer a fonte de contaminação. Conforme Tani, a literatura médica aponta duas situações para a Toxoplasmose: a água e os alimentos – especialmente carne crua ou mal passada.
  “É uma doença endêmica, e os sintomas são semelhantes a outras patologias. Por isso, todos os casos serão investigados. Pedimos calma e ressaltamos que as equipes estão fazendo estudos para identificar a fonte deste surto”, finalizou Tani.
UNIDADES DE SAÚDE QUE ABRIRÃO NESTE SÁBADO (21)*
UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta)
UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80 - Cohab Tancredo Neves)
UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro)
Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2645 - Vila Oliveira)
UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, S/N, B. Salgado Filho)
UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N. Camobi)
*O Horário de funcionamento será das 8h ao meio-dia

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Tecnologia do Blogger.