ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Governo inaugura 38º Núcleo de Mediação de Conflitos em Santa Maria



Santa Maria passa a contar com um Núcleo de Mediação da Polícia Civil (PC). O espaço, instalado junto à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), foi inaugurado nessa quinta-feira (12) pelo governador José Ivo Sartori.
 
A PC possui, ao todo, 38 núcleos instalados no estado. A iniciativa faz parte do Projeto Mediar, que propõe expandir os princípios da justiça restaurativa, avançando nos ideais de mediação não punitiva, como contraponto da justiça retributiva. O processo consiste na aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.
 
Os núcleos são compostos por policiais e por representantes de instituições parceiras, principalmente universidades. "A presença da academia amplia o espectro de ação, aumenta a efetividade e dialoga com a política de integração do governo", observou Sartori.
 
Para o chefe da PC, delegado Emerson Wendt, a presença do projeto em unidades especializadas representa um diferencial no trabalho da instituição. "Quando assumimos, havia dois núcleos em operação. Hoje, apenas nas DEAMs, são sete, desempenhando um trabalho importante na redução do feminicidio", lembrou.
 
Uma investigação que resulta em inquérito remetido ao Poder Judiciário custa aproximadamente R$ 1,5 mil, de acordo com a PC. A instalação de um núcleo de mediação necessita de cerca de R$ 15 mil. "A iniciativa se paga a partir do décimo caso atendido com sucesso. Um processo que onera menos o Estado e possibilita a resolução de questões de forma menos traumática", avaliou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
 
Texto: Claiton Silva/SSP com informações de Ascom/PC
Edição: Léa Aragón/ Secom

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Tecnologia do Blogger.