ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Sessão Plenária Ordinária, 08 de março de 2018

Sessão Plenária Ordinária, 08 de março de 2018
Tribuna Livre:  A representante da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, professora Nikelen Acosta Witter, ocupou o espaço para abordar temas relevantes ao Dia da Mulher. A oradora disse que a data é um dia lembrar a dor passada pelas mulheres. “Um dia de dor, muito mais do que um dia de festa”. Ele acredita que igualdade de gênero não é o suficiente. Para a professora, são necessárias políticas afirmativas no combate ao feminicídio e destacou o alto número de assassinatos de mulheres. Defendeu ainda, que o combate à desigualdade entre homens e mulheres deve ser tratada pela área da educação. Encerrou sua manifestação solicitando liberdade às mulheres.
 
Expediente Nobre: O vereador Valdir Oliveira fez uma homenagem às mulheres em comemoração ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Durante sua manifestação, Valdir Oliveira solicitou ao presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, para que todas as vereadoras do Parlamento Santa-mariense compusessem a mesa dos trabalhos, juntamente com os integrantes da Mesa Diretora, composta pelo presidente, por Adelar vargas/Bolinha (vice-presidente) e pela Professora Luci/Tia da Moto (1ª secretária). O parlamentar iniciou sua explanação salientando a importância de mais mulheres ocuparem os espaços políticos. “Nós homens reconhecemos a importância do papel das mulheres na política”. Disse que a participação das mulheres no Parlamento e nos cargos executivos ainda não é a ideal. Declarou que o dia 08 de março é um dos dias mais importantes do ano. Manifestou que a data deve ser encarada como de luta por mais igualdade de gênero. “O Dia 8 de março é um dia que marca uma luta”. O parlamentar resgatou um pouco da história do feminismo, da luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pelo fim do trabalho infantil. Disse que a sociedade brasileira ainda é muito machista e que as mulheres são tratadas de forma desigual. Durante sua fala, foi apresentado um vídeo mostrando um pouco da vida de Maria da Penha, mulher que inspirou e denomina a lei que criminaliza a violência doméstica.
Por fim, presidente do Legislativo, parabenizou todas as mulheres. “Realmente, se não fosse vocês (mulheres), nós homens não seriamos ninguém”.
 
PROPOSIÇÕES APROVADAS
 
- Requerimento solicitando o envio de Moção de Congratulação ao PROGRAMA BALANÇO FINAL, pelo aniversário de 10 anos de atividade, de autoria do vereador Daniel Diniz.
 
- Requerimento solicitando o envio de Moção de Congratulação aos policiais militares do 1º Regimento de Polícia Montada, de autoria do vereador Alexandre Vargas.
 
- Requerimento solicitando o envio de Moção de Congratulação à Soldada Simone Machado Severo Gonçalves, pelo destaque na Patrulha Maria da Penha, de autoria do vereador Cel. Vargas.
 
VISITA OFICIAL

O deputado estadual, Frederico Antunes, juntamente com o assessor superior do Prefeito, Paulo Airton Denardin, integraram a mesa das autoridades, acompanhados dos vereadores da Mesa Diretora. O deputado ocupou a tribuna, considerado um visitante ilustre. Iniciou sua fala homenageando as vereadores santa-marienses e todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. “Não estaríamos aqui, nenhum de nós, se não fossem as mulheres”. Disse ver como positiva a possibilidade de o Hospital Regional estabelecer, no futuro, convênio com o IPE-Saúde. Destacou o Programa de Educação Fiscal, do Poder Executivo, que na tarde desta quinta-feira (08), promoveu atividade com os alunos da Escola Municipal Fontoura Ilha, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Fez um apelo aos vereadores para que defendam a classe política e destaquem as boas ações feitas pelos políticos. Ratificou que essa defesa é fundamental para o fortalecimento da democracia.
 
PROJETOS APROVADOS
 
- Projeto de Resolução Legislativa nº 3448/2018 que altera o local da Sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores, no dia 15 de março. Nesta data, a sessão vai acontecer na Escola Estadual Santa Marta, localizada no Bairro Nova Santa Marta.
 
- Projeto de Resolução Legislativa nº 3346/2018, que dispõe sobre a estrutura e organização dos serviços internos da Câmara de Vereadores de Santa Maria e dá outras providências.
 
CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO
 
- Requerimento que solicita a formação de Comissão Especial para analisar o Projeto de Lei Complementar que trata da constituição da Comissão de Serviços Funerários, de autoria do Poder Executivo. A comissão terá a seguinte formação: Admar Pozzobom (presidente), Luciano Guerra (vice-presidente) e Dr.ª  Cida Brizola (relator).
- Requerimento solicitando a formação de Comissão Especial para alterar a Lei 6040/2016 que consolida a legislação referente à concessão de medalhas, comendas, prêmios, certificados, troféus, distinções, títulos de benemerência e outras condecorações, proposta pelo Vereador Luciano Guerra. A comissão terá a seguinte formação: Luciano Guerra (presidente), Marion Mortari (vice-presidente), Cel. Vargas (relator).

Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Fabricio Vargas
Tecnologia do Blogger.