ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Em sessão especial na Câmara, prefeito Jorge Pozzobom detalha ações de Governo no ano de 2017

 Sessão especial foi realizada na tarde desta quinta-feira (Foto: Deise Fachin)

Em sessão especial na Câmara, prefeito Jorge Pozzobom detalha ações de Governo no ano de 2017
Chefe do Executivo apresentou dados do Mutirão Fila Zero, as reduções de despesas, a busca por recursos, além de destacar o apoio dos vereadores
A tarde desta quinta-feira (22) marcou a primeira visita oficial de 2018 do prefeito Jorge Pozzobom à Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na ocasião, o chefe do Executivo detalhou as ações de Governo realizadas pela Administração Municipal no ano de 2017.
Acompanhado do vice-prefeito Sergio Cechin, de secretários de Governo e de integrantes de diferentes secretarias municipais, o chefe do Executivo detalhou números, investimentos e falou em ações a serem desenvolvidas. Cumprindo uma determinação de Governo, de trabalhar de maneira harmônica com o Legislativo, Pozzobom agradeceu ao comprometimento e apoio dos vereadores para com a cidade de Santa Maria, enfatizando, entre outras questões, a destinação de emendas de deputados dos mesmos partidos dos parlamentares, a agilidade na tramitação e na aprovação de projetos importantes para a cidade, bem como o fato de os vereadores terem abdicado, no início do ano passado, de 1% do duodécimo para investimentos na Saúde.
"Somente com os poderes Executivo e Legislativo trabalhando junto, em harmonia e por Santa Maria, é que conseguiremos ter sucesso na nossa missão de construir uma cidade melhor. Agradecemos por todo o apoio deste Parlamento neste primeiro ano de Governo", destacou o prefeito.
Na sessão, o chefe do Executivo detalhou as reduções de despesas promovidas pela Administração; o compromisso absoluto com o pagamento de salários; a redução no número de ações da área da Saúde mental ajuizadas contra o Município; a busca por investimentos em Brasília, por meio do Programa Avançar Cidades (para a requalificação asfáltica e a melhoria da acessibilidade urbana nas vias centrais da cidade) e da liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), parados há 10 anos e que serão investidos na construção de Unidades de Saúde, na conclusão da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, entre outras questões; a retomada das obras das creches do Pró-Infância; e o aumento no número de turmas e de alunos na Rede Municipal de Ensino, que teve um investimento de 18,93%, maior que a meta prevista, que é de 15%.
CONQUISTAS NA SAÚDE E INVESTIMENTOS
Pozzobom também falou a respeito do Programa Mutirão Fila Zero, que zerou a fila de espera por consultas e exames de Saúde – que era de 64 mil pessoas – e que entrará, neste ano, em uma segunda etapa, que consiste no fim das filas das madrugadas nas Unidades de Saúde. Ainda na Saúde, o prefeito Jorge Pozzobom destacou que o Município consegui, em 2017, investir 27,61% na área, acima da previsão constitucional, que é de 25%.
A renovação do contrato de serviços de água e esgoto com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que será analisado pelos vereadores, também foi um dos pontos tratado pelo prefeito, que enfatizou as exigências feitas pela Prefeitura para investimentos da estatal no Município, além do cumprimento das cláusulas contratuais.
APOIO DA SOCIEDADE
Ainda, o prefeito falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município, destacando a necessidade de parceria com moradores, empresas, sindicatos e entidades para investimentos nas zonas Urbana e Rural de Santa Maria.
"Não tem outra maneira de governar se não com parcerias, frente às inúmeras dificuldades que enfrentamos. Nosso compromisso é com a cidade de Santa Maria e com a comunidade, que precisa de dignidade e respeito", enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Tecnologia do Blogger.