ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Seminário e orientações à comunidade marcam o início da campanha Dezembro Vermelho no Município


Quem passou pelo Calçadão e pela Praça Saldanha Marinho recebeu orientações e material informativo sobre o HIV (Foto: Deise Fachin)
Mês é dedicado à prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids
Desde o mês de outubro, a cidade de Santa Maria está engajada em campanhas que buscam promover a Saúde da comunidade. No mês que se iniciou nesta sexta-feira (1º), a atenção foi voltada à prevenção, à assistência e à promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids, por meio da campanha "Dezembro Vermelho". Em Santa Maria, atividades alusivas à data começaram a ser realizadas nesta sexta-feira e seguiram durante o sábado (02).

Pela manhã, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), um seminário marcou o início das discussões sobre o assunto. Na oportunidade, estiveram presentes acadêmicos dos cursos da Saúde da Unifra e profissionais da Rede Básica do Município. O prefeito Jorge Pozzobom participou do evento, e destacou a parceria da Prefeitura e da Unifra, para atuação em diversos eventos e, também, com relação ao Termo de Colaboração para ações na Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta. Ainda, ressaltou a atuação da equipe do Ponto de Referência de Testagem do Município – serviço disponibilizado pela Prefeitura de Santa Maria que oferece acompanhamento especializado para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – e da relevância de abordar, em eventos, a temática do HIV. 

NA PRAÇA E NO CALÇADÃO, AÇÕES COM A COMUNIDADE

Já durante a tarde desta sexta-feira foi a vez da comunidade ser inserida na programação do Dezembro Vermelho. No Calçadão de Santa Maria e na Praça Saldanha Marinho, foram montados estandes, em que eram oferecidas orientações à população, além da distribuição de preservativos. Assuntos como o diagnóstico das doenças, a importância do uso de preservativos, a realização de testes rápidos, entre outros, foram abordados com a comunidade.

Entre os materiais oferecidos, foram distribuídos folders, em que consta a indicação do Ponto de Referência de Testagem do Município, para que a população possa procurar o serviço e realizar testes rápidos (para descobrir se é, ou não, positivo para o vírus), além de buscar acompanhamento especializado para o tratamento das ISTs.

ATIVIDADE NESTE SÁBADO

As ações da campanha Dezembro Vermelho seguem também no sábado. Nesse dia, será apresentado, às 10h, no cinema do Shopping Praça Nova Santa Maria, o documentário "Codinome Beija-Flor", produzido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O público-alvo são estudantes das escolas Maria Rocha e Cilon Rosa e a população em geral. A entrada é gratuita. Após a exibição, haverá uma discussão sobre o documentário, com a presença do youtuber Léo Cezimbra.
As atividades são promovidas pela Prefeitura de Santa Maria e têm o apoio da Pastoral da Aids, da ONG Igualdade, da Associação dos Usuários e Amigos do Hospital Dia/ HUSM, da Residência Multiprofissional da Unifra, da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS/ UFSM) e do Shopping Praça Nova Santa Maria.

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Tecnologia do Blogger.