ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Desafios da coleta seletiva e aproveitamento de resíduos urbanos

Resultado de imagem para coleta seletiva
A mesa redonda será realizada sobre o tema: Desafios da coleta seletiva e aproveitamento de resíduos urbanos

Os desafios da coleta seletiva | Consciência e Consumo

                 De quem é a responsabilidade pela separação dos resíduos? O que tem sido feito para gerar menos lixo?

     Não existe mágica: os resíduos que geramos todos os dias em nossas casas continuam no ambiente por muito tempo, mesmo que eles sejam levados para longe de nossos olhos e nariz. Os resíduos não vão desaparecer ou serem reciclados em um estalar de dedos. O caminho é longo e envolve muitas etapas. Por esse motivo, a redução da geração de resíduos continua sendo a ação ambiental mais importante quando pensamos em meios para se minimizar o problema. E isso significa redução do consumo Consumidores que compram menos, fazem escolhas por produtos com menos embalagens, que reutilizam produtos e que evitam gerar lixo desnecessário contribuem para o ambiente.

     Uma dúvida sempre frequente para quem tem a opção e sabe da importância da separação do lixo reciclável do rejeito, como papel higiênico e outros materiais que não podem ser reciclados, é: lavar ou não lavar as embalagens antes de encaminhar para a reciclagem? A escassez de água limpa é um problema cada vez mais preocupante e não há como negar. Usar água limpa para lavar os restos de alimentos das latas e vidros é desperdício. Mas então como ajudar os catadores que vão ter que manusear este material, reduzir o mau cheiro e o número de insetos e roedores?       
   A Comissão Especial Sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Município de Santa Maria, presidida pela Vereadora Drª Cida Brizola, realiza neste dia 15 de Dezembro a Mesa redonda Desafios da Coleta Seletiva em Santa Maria - Aprendizados e instrumentos. O evento será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e contará com a presença de palestrantes que discutirão a situação da coleta seletiva na cidade.
       
         O evento pretende contribuir para o entendimento do "estado da arte" no município de Santa Maria e a troca de experiências bem-sucedidas de Políticas Públicas.

         O planejamento e aplicação de modelo de coleta seletiva com inclusão socioprodutiva de catadores é uma das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). 

Programação
Dia 15/12/2017 (sexta-feira)
08h00min ás 08h 30min Credenciamento
08h35min . Abertura

08h45min-9h15min. O Desafio do Poder Público com a Gestão dos Resíduos Sólidos no âmbito Municipal.
(referente as Leis 13019/2014 – que trata o marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil e Lei 6027/2015 – Estabelece a Política Municipal de Saneamento Básico e Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico).
Procuradora Geral do Município - Dra. Rossana Schuch Boeira

09h15min ás 9h45min. Valorização e Disposição Final de Resíduos Sólidos em Santa Maria.
(temas relacionados as operações de aterro, triagem, tratamento de chorume por osmose reversa e os projetos que podem ser desenvolvidos em um aterro sanitário).
Supervisor da unidade CRVR em Santa Maria – Engº Sanitarista Ambiental Luiz Moacyr de Carvalho Filho.

 

09h45mnin- 10h10min – Associações de Catadores e Materiais Recicláveis de Santa Maria: constantes desafios para o sucesso da Coleta Seletiva

ARPS – Associação de Recicladores Por do Sol; ARSELE – Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo Esperança; NOEMIA LAZZARINI - Associação de Catadores e Reciclagem; ASMAR – Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis; ARCA -  Associação de Recicladores de Camobi.

Representante das Associações Locais

 

10h10min-10h35min - O Setor Privado e a Logística Reversa

A logística reversa representa uma transformação de concepção quanto aos resíduos sólidos, principalmente devido à disposição ambientalmente correta dos resíduos e rejeitos. Para tanto é preciso entender como a logística reversa vem impactando no comportamento da sociedade como também o que as legislações vêm contribuindo para que a logística reversa seja implantada e fiscalizada. Compreender a importância da aplicação da responsabilidade compartilhada sugerida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Presidente da Câmara de Comercio e Industria de Santa Maria - CACISM – Rodrigo Décimo

 

10h35min- 11h- Feira de Produtos Orgânicos Ana Primavesi: pioneirismo regional

            A feira de produtos orgânicos Ana Primavesi é a primeira feira de produtos 100% orgânicos de Santa Maria, inaugurada no mês de setembro, vindo a acontecer semanalmente no Espaço Multiuso do Campus da UFSM, reunindo produtores orgânicos do Município e Região, em parceria com Pró-Reitoria de Extensão e Emater.

Representante da rede de produtores e consumidores de alimentos orgânicos – Sra Carmem Silva

 

11h até 12h- Debates Finais

12h - Encerramento

Tecnologia do Blogger.