ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Comissão de Saúde debate melhorias para comunidade indígena


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente reuniu-se nesta terça-feira (12), no Plenário Coronel Valença, com os representantes da comunidade indígena 


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente reuniu-se nesta terça-feira (12), no Plenário Coronel Valença, com os representantes da comunidade indígena situada na Rua João Batista da Cruz Jobim, bairro Medianeira, Flávio Joaquim e Darci Sales, com a diretora da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Augusto Ope da Silva, Isabel Cristina Baggio, com o servidor da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), Carlos Raul Teixeira, e com a técnica de enfermagem da Sesai, Ivete Teixeira, para tratar de algumas demandas da comunidade indígena. Participaram da reunião os vereadores Daniel Diniz, que presidiu a comissão, Dr.ª Deili Silva, Manoel Badke (Maneco), Dr. Ovidio Mayer e Valdir Oliveira.
Os representantes da comunidade indígena reivindicam a construção de um poço artesiano em uma área de 21 hectares situada na localidade de Canudos, Distrito de Arroio Grande, para aonde as 18 famílias indígenas foram transferidas, por meio de uma decisão judicial. Eles também solicitam mais infraestrutura e transporte coletivo para a nova área, além da transferência da escola estadual que atende à comunidade indígena para a localidade de Canudos. A diretora da escola afirma que os índios pretendem mudar-se para a nova área somente quando o Poder Público ofertar a infraestrutura mínima para a instalação das famílias. “É na prática que a gente sente as maiores dificuldades. Então, a gente tem que ir à luta, todos os dias”, desabafa Isabel Cristina Baggio.
Ficou definido que os representantes da comunidade indígena formalizarão as reivindicações feitas, através de ofícios, à comissão. A partir daí, a comissão intermediará as soluções dos problemas junto à Prefeitura de Santa Maria e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, os parlamentares distribuíram Projeto de Lei 8598/2017, de autoria do vereador Dr. Francisco Harrisson, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Violência Obstétrica. Esta matéria ficará sob a relatoria do vereador Valdir Oliveira.
 
 
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Gabrielle Righi
Tecnologia do Blogger.