ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Sessão Ordinária, 21 de novembro de 2017

Sessão Ordinária, 21 de novembro de 2017


TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Flávio Silva, vice-presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, que registrou a campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Boate Kiss. Informou que a campanha tem, até o momento, cerca de 550 doadores.  Afirmou que é muito triste ter que apelar por ajuda fora da cidade. “Temos empresários na cidade e dá para contar nos dedos os que contribuíram”, comentou. Silva apresentou um vídeo com depoimento de jornalistas e artistas em apoio à campanha.


VETO:  A totalidade dos vereadores derrubou o Veto Parcial, do Poder Executivo, a dez emendas apresentadas pelos vereadores à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018.  Segundo o Executivo, as emendas vetadas contrariam o interesse público e a legislação vigente.  O vereador Coronel Vargas, que relatou o veto na Comissão de Constituição e Justiça, afirmou que o Executivo não apresentou justificativas de inconstitucionalidade ou contrariedade à Lei Orgânica para embasar os vetos.  

O veto do Executivo pode ser conferido na página da Câmara, no seguinte link: 

Comissão Especial: Foi incluída, na Ordem do Dia, a constituição de Comissão Especial para acompanhar e fiscalizar a obra de ampliação do prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. A solicitação de criação da comissão foi protocolada pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), assinada e aprovada pelos 21 parlamentares. A comissão será composta pelos vereadores Daniel Diniz (presidente), Marion Mortari (vice-presidente) e Juliano Soares/Juba (relator). 
Sobre o tema, o vereador Manoel Badke (Maneco) disse que não foi somente a bancada do PT que solicitou a criação desta comissão, mas sim os 21 parlamentares. “Eu pedi para assinar. Pelos meus princípios. E toda matéria, a partir de agora, irei acompanhar. Quero que sejam desmembrados os anos. Eu quero um relatório do ano de 2012: Primeiro de janeiro a 31 de dezembro”. Disse que a comissão deve investigar e penalizar os eventuais culpados. “Para que, depois, não digam que virou pizza”. Disse que o relatório servirá de subsídio para sua defesa, se houver a necessidade de judicialização do caso. Colocou-se à disposição da comissão especial para qualquer indagação ou questionamento. Encerrou sua manifestação reafirmando que apoia a constituição da comissão. 

O vereador Juliano Soares (Juba) disse que está muito tranquilo em participar da comissão. Manifestou também, que o vereador Maneco é um vereador integro. Disse que a intenção da comissão é buscar as informações e fazer justiça. “Para nós irmos a Porto Alegre, tomarmos ciência desse parecer que gerou esses valores absurdos, para saber quais foram as falhas apontadas. Para a gente fazer justiça a todos nomes envolvidos”.
 
Comissão Especial para fiscalizar as condições de trabalho dos servidores das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Rural, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana: A vereadora Dr.ª Deili Silva fez a leitura do relatório final desta Comissão Especial. 

O relatório pode ser lido na página da Câmara, no seguinte link:
 
REQUERIMENTOS APROVADOS:
- Requerimento, de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao CPF Piá do Sul, pelo título de Campeão da 32ª Edição do ENART. O patrão da entidade, Maurício Ouriques, e integrantes do CPF prestigiaram a Sessão. O vereador exibiu um vídeo com parte da apresentação do CPF Piá do Sul no ENART;
 
- Requerimento, de autoria dos vereadores João kaus e Professora Celita da Silva, solicitando autorização de viagem, no dia 24 de novembro, para cumprir agenda nas secretarias estaduais de Saúde e da Fazenda. Os vereadores têm reunião com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, para tratar dos repasses à Casa de Saúde, e com o secretário - adjunto de Saúde, Francisco Paz, sobre questões referentes ao referido Hospital.
- Requerimento, de autoria do vereador Daniel Diniz, solicitando o envio de Moção de Congratulações à Associação Grêmio Atlético Imembuy pelo aniversário de 54 anos de fundação da associação.
 
 
Texto: Clarissa Lovatto e Mateus Azevedo
Fotos: Gabrielle Righi
Tecnologia do Blogger.