ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Comenda “Zumbi dos Palmares” entregue a Luiz Antônio Loreto

Luiz Antônio Loreto, recebeu a comenda  Zumbi dos Palmares


    Em Sessão Solene nesta quinta-feira (23), a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a Luiz Antônio Loreto, honraria destinada às personalidades ou às instituições que se destacaram na luta pela igualdade social. Compuseram a mesa de honra, além do homenageado, o presidente do Legislativo em exercício, vereador Francisco Harrisson; Paulo Airton Denardin, assessor especial de Governo, representando o Executivo; Tenente Júlia Rebelato, representando a 3ª Divisão do Exército e o Capitão Neymaier, representando o Colégio Militar.
 
   Em seu pronunciamento, o vereador Valdir Oliveira apresentou o agraciado com a Comenda. “Essa homenagem é em nome de todo o Poder Legislativo ao Luiz Antônio Loreto, mais conhecido como Mestre Militar”, destacou, acrescentando que o Mestre Militar criou há 15 anos uma entidade a fim de propiciar capoeira a todos.  Em Santa Maria, cerca de duzentas pessoas realizam atividades na Associação. Observou que o homenageado é o idealizador da primeira semana de capoeira em Santa Maria e militante do movimento negro.
   Luiz Antônio Loreto agradeceu a todas as pessoas que compareceram à Sessão Solene. “Para mim, é uma honra ter o trabalho reconhecido”, ressaltou, ressaltou, destacando as atividades para o fortalecimento da cultura afro. Ressaltou as características da capoeira, que possibilitam o contato com os jovens devido a linguagem informal.
    O vereador ressaltou que o Brasil ainda vive uma cultura forte de preconceito e racismo, manifestada em pequenas atitudes e expressões. Criticou os atos racistas que ocorreram nos cursos de Direito e de Ciências Sociais, da UFSM.
 
   A Comenda é alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorada no dia 20 de novembro.
 
Texto: Clarissa Lovatto Barros
Foto: André Ribeiro
Tecnologia do Blogger.