ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Sessão Plenária Ordinária, 24 de outubro de 2017

Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

  TRIBUNA LIVRE: O espaço da Tribuna Livre foi utilizado por Fernanda Rodrigues e Elisandro Ferreira, do Diretório Livre do Direito (DLD), que repudiaram os atos racistas ocorridos nas dependências da UFSM, quando foram escritas frases racistas. O Reitor da UFSM, Paulo Burmann, e a professora Deborá Evangelista, coordenadora do curso de Direito da Fapas, compuseram a mesa de autoridades. 
Fernanda relatou que, em setembro deste ano, na sala do DLD, pessoas escreveram que ela e Elisandro deveriam estar no tronco. “Estamos criando verdadeiros monstros dentro da UFSM. O que mais doeu na gente é que, provavelmente, foram colegas nossos que escreveram os dizeres”, comentou.  Afirmou que, apesar de o momento ter sido sofrido, se a intenção era calá-los o efeito foi inversamente proporcional. “Racismo basta; Racismo chega!”, destacou.  
Elisandro Ferreira registrou não estar confortável em ocupar a tribuna.  Enfatizou que a universidade é pública e foi construída para todos. “Eu nunca levantei bandeira. Eu só queria estar na UFSM para me formar”, ressaltou, agradecendo apoio recebido da coordenação do curso de Direito da UFSM. Classificou como inadmissível, em pleno século XXI, qualquer prática racista. 
De maneira simbólica, Fernanda e Elisandro entregaram uma camiseta ao Reitor da UFSM com o dizer de “Racismo Basta”. Após a utilização da tribuna, os oradores compuseram a mesa de autoridades.
Os vereadores aprovaram, de maneira unânime, o requerimento, de autoria do vereador Alexandre Vargas, solicitando o envio de Moção de Repúdio à prática do ato de RACISMO que aconteceu com os estudantes do Curso de Direito na Universidade Federal de Santa Maria.
 
REQUERIMENTOS APROVADOS:
- de autoria dos vereadores Valdir Oliveira, Marion Mortari e Manoel Badke, solicitando a criação da “Frente Parlamentar de Apoio aos Enfermeiros no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. A composição da frente parlamentar ficou da seguinte forma: Valdir Oliveira (presidente), Manoel Badke /Maneco (vice-presidente) e Marion Mortari, estando aberta para o ingresso de outros parlamentares interessados;
 - de autoria da vereadora Professora Luci (Tia da Moto), solicitando o envio de Moção de Congratulação à Banda Marcial Manoel Ribas (Banda do Maneco), em comemoração aos 61 anos de sua fundação;
- de autoria do vereador Vanderlei Araújo, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao bailarino Lucas Lima pela conquista do prêmio de Melhor Bailarino Individual do 23º Santa Maria em Dança;
-  de autoria do vereador Jorge Trindade (Jorjão), solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Instituto Boina Azul pela participação na Missão de Paz no Haiti e Timor Leste.
PROJETOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:
- Projeto de lei 8501, do vereador Francisco Harrisson, que altera o artigo 1º da Lei 5343, que "Institui o Dia Municipal de Combate a Esclerose Múltipla";
- Projeto de lei 8510, do vereador Jorge Trindade (Jorjão), que dispõe sobre a contratação de “Vigilância Armada 24 horas” nas Agências Bancárias Públicas e Privadas e nas Cooperativas de Crédito do Município de Santa Maria.
PROJETOS APROVADOS:
- Projeto de lei 8557, do vereador Admar Pozzobom, que inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Santa Maria a “Marcha e o Congresso de Combate à Violência – Avivamento Santa-Mariense
- Projeto de lei 8563, do Poder Executivo, que institui o Programa Municipal de Premiação a Consumidores, mediante a utilização da Plataforma Nota Fiscal Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
 
 
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gabrielle Righi
 
Tecnologia do Blogger.