ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Inclusão e acessibilidade serão temas de fórum regional que ocorre nesta terça-feira em Santa Maria

155º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades será realizado no Salão de Atos da Unifra
   Com a intenção de fortalecer as ações para a acessibilidade e a inclusão social, será realizado, nesta terça-feira (10), o 155° Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento é promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul (Faders Acessibilidade e Inclusão), com apoio da Prefeitura de Santa Maria, e ocorre no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Unifra).
   De acordo com a coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais da Faders, Aline Puthin, o fórum é regional, e irá contemplar diferentes cidades da Região Central do Estado. Conforme Aline, o evento é voltado para entidades, conselhos municiais, pessoas com deficiência e familiares, além das secretarias de Educação, Saúde, Obras, Desenvolvimento Social e Esporte das prefeituras municipais. A expectativa é reunir entre 180 e 200 pessoas.
   Pela manhã, será feito um mapeamento da região, destacando informações sobre acessibilidade, inclusão e políticas desenvolvidas pelos municípios. Ainda, representantes do Governo do Estado apresentarão as ações que vêm sendo desenvolvidas na região no âmbito estadual. Já à tarde, serão promovidas oficinas temáticas em várias áreas, como altas habilidades, atividades inclusivas e de paradesporto, acessibilidade arquitetônica, trabalho e empreendedorismo e inserção e protagonismo da pessoa com deficiência. O fórum é gratuito e haverá inscrição no local do evento.
  “O fórum é importante pois teremos esse diagnóstico da região. Além disso, ele proporciona a troca de experiência entre os municípios, além de trazer a acessibilidade e a inclusão para o debate de toda a sociedade”, explica Aline.
  O evento conta ainda com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Maria, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Maria, da UNIFRA, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) e da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO).

SERVIÇO
O quê: 155° Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades
Onde: Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Rua silva Jardim, 1175)
Horário: A partir das 8h

PROGRAMAÇÃO:
– Das 8h às 8h30min: Credenciamento e apresentação artística
– Das 8h30min às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão
– Das 11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas:
Relação Estado e Município
– Das 12h às 13h30min: Intervalo
– Das 13h30min às 16h30min: Oficinas temáticas
– 16h30min: Encerramento

* texto retirado do site www.santamaria.rs.gov.br

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Fernando Medeiros / Gabinete Cida Brizola

Tecnologia do Blogger.