ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Funcionárias da Casa de Saúde participaram de ação da campanha Outubro Rosa

Drª Cida Brizola realizou atendimentos  de prevenção para funcionárias da Casa de Saude
Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Santa Maria e o Hospital Casa de Saúde proporcionou o cuidado com a Saúde e a prevenção para as funcionárias da instituição. Inserida na programação do Outubro Rosa, cerca de 58 mulheres do hospital realizam, nesta sexta-feira (13), uma avaliação ginecológica.
A atividade foi idealizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTA), ambos da instituição. Conforme o presidente da CIPA, Andre Luiz Volmer, a intenção era criar uma ação que pudesse contemplar as funcionárias da instituição e que promovesse, acima de tudo, a conscientização e o autocuidado. Assim, a Casa de Saúde ficou responsável pela “mão de obra” para a realização dos exames, enquanto que a Prefeitura forneceu o material necessário para a coleta de material para o preventivo.
A avaliação ginecológica iniciou nesta manhã e segue à tarde, das 13h às 17h, contemplando as funcionárias de todos os setores do hospital e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme a médica ginecologista da Casa de Saúde, Maria Aparecida Cida Brizola, responsável pela avaliação junto a duas residentes de Enfermagem Obstétrica da instituição, são realizados exames preventivos aos diferentes tipos de câncer que podem ser diagnosticados na mulher, entre eles, o de mama, o de colo do útero e o de ovário.
“Essa ação é uma forma de despertar a conscientização dessas mulheres, para que elas se cuidem, e, também, é um “cuidado cuidador”, uma forma de humanização dos nossos profissionais”, destacou a médica.
Além da atenção aos diferentes tipos de câncer, a avaliação contempla ainda outras alterações de Saúde que possam ser observadas nas mulheres. Conforme o supervisor de Atendimento do hospital e membro do GTA, Solimar Costa, a Prefeitura dará encaminhamento para a avaliação do exame, enquanto a Casa de Saúde proporcionará outros exames que sejam necessários.
FUNCIONÁRIAS APROVARAM A INICIATIVA
Antes de colocar em prática a iniciativa, os membros da CIPA e do GTA fizeram um levantamento de quantas mulheres teriam interesse em participar, resultando em cerca de 58 profissionais. Uma delas é a técnica em enfermagem do ambulatório Lucia Almeida, que fez questão de participar da ação. Segundo ela, além de já está no período de realizar os exames, uma parente já enfrentou o câncer e, desde então, todas as mulheres da família realizam os procedimentos necessários.
“Essa é uma forma da gente se cuidar e também da gente se gostar”, ressaltou.
 Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770) / Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Via www.santamaria.rs.gov.br



Tecnologia do Blogger.