ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Câmara concede homenagens a educadores

Câmara concede homenagens a educadores
Sessão Solene de Entrega da Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e do
Prêmio Paulo Freire de Talento em Educação 2017

   A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene de Entrega da Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e do Prêmio Paulo Freire de Talento em Educação 2017, nesta terça-feira (10), no Plenário Coronel Valença. Participaram da mesa das autoridades o presidente em exercício do Legislativo, Ovidio Mayer, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, o vice-prefeito, Sérgio Cechin, o tenente Denardi, da 3ª Divisão do Exército, o comandante da Escola de Sargentos da Brigada Militar, major Barcelos, o comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Claudio Ricardo Pereira, e o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luiz Eggers.
  Logo após, o vereador Jorge Trindade fez uma contextualização sobre as duas homenagens. Ele manifestou que a homenagem era muito importante para ele, pelo significado que a UFSM tem em sua vida. “Que me possibilitou uma graduação, uma pós-graduação”. O edil fez um breve histórico sobre a universidade e relatou alguns dados sobre esta. “Defendo uma universidade comprometida com a educação e com a inclusão social”. Depois, resgatou um pouco da história de Pulo Freire e destacou a importância da sua teoria. “Para que as escolas sejam bem mais que paredes, classes e quadros”.
  A Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho foi instituída pelo Decreto Legislativo 01/99, de autoria do ex-vereador Paulo Sidnei Schimidt, e consolidada pela Lei 6.040/2016. A comenda é destinada às personalidades ou instituições que se destacarem na área da educação do município de Santa Maria. O homenageado desta edição foi o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. Ele destacou a importância da comenda. “É, sem dúvida, uma grande honra estar recebendo esta homenagem, que nós compartilhamos com toda a comunidade”. O reitor ressaltou o empreendedorismo do Dr. José Mariano da Rocha Filho. Destacou importância das ações da Frente Parlamentar em Defesas das Instituições de Educação Superior para a conquista de mais recursos às instituições federais frente a este momento de crise econômica. “Pelo reconhecimento do papel dessas universidades no desenvolvimento econômico e social em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e no Brasil”.
  Já o Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação foi instituído pela Lei Municipal 4.524/2002, de autoria da ex-vereadora Circe Rocha, e também consolidada pela Lei Municipal 6.040/2016. A premiação é destinada aos educadores, cujos projetos em instituições públicas de ensino tenham se destacado durante o ano, sejam esses em nível municipal, estadual ou federal. Foram entregue certificados aos professores voluntários integrantes da comissão julgadora do prêmio: Clionice Lizete Sudati, representante da 8ª CRE; Luciane Schottfeldt, representante do Conselho Municipal de Educação; Greice Scremin, representante da Secretaria Municipal de Educação; e Ascício dos Reis Pereira, representante da UFSM. O vereador Ovidio Mayer destacou o talento dos professores. “Penso que falar em talento na educação é um pleonasmo, porque o professor é talentoso”. Salientou a capacidade de que os projetos apresentados têm em chegarem aos alunos.
Confira os vencedores
Categoria de 6º a 9º ano
1º Lugar: professora Simaia Zancan Ristow, da EMEF. João Hundertmark, com o Projeto “Educação no Campo e Sustentabilidade”;
2º Lugar: professor Bruno Cortês Scherer, da EMEF João Hundertmark, com o projeto “Luz, Câmera... História;
Categoria Ensino Fundamental – 1ª a 5º ano
- professora Vera Lucia Souza Baptista, da EMEF. Dom Luiz Victor Sartori, com o Projeto “Sonando nas Ideias”;
Categoria Ensino Médio
- professora Maribel da Costa Dal Bem, da Escola Estadual Cilon Rosa, com o Projeto “Feira do Livro de Santa Maria: Vivências, Histórias de Vida e Aprendizados Literários”;
Categoria Educação de Jovens e Adultos
- professores, Fátima Pilar Lamberti, Frederico Schirmer e Maribel da Costa Dal Bem, do Núcleo Estadual de EJA e de Cultura Popular Julieta Balestro, com o Projeto “Os Jogos Didáticos como Ferramenta Pedagógica para o Estudo do Município de Santa Maria”;
Categoria Ensino Superior
- professora Giuliana Redin, da UFSM, com o Projeto “Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFSM – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional”.
Texto: Mateus Azevedo / Fotos: Gabrielle Righi
* texto retirado do site http://www.camara-sm.rs.gov.br*
Tecnologia do Blogger.