ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Sessão Plenária Ordinária, 10 de agosto de 2017

Sessão Plenária Ordinária, 10 de agosto de 2017


Expediente Nobre:
O vereador Daniel Diniz, dentro do Expediente Nobre, homenageou o Escritório de Advocacia Piccoloto e Gindri pela passagem do Dia do Advogado. O parlamentar proponente da homenagem disse que o referido escritório trata com ética e profissionalismo a profissão. O edil resgatou um pouco da história do Escritório de Advocacia Piccoloto e Gindri, destacando o comprometimento do escritório. “Buscam sempre o aperfeiçoamento de seus colaboradores. Eu, vereador Daniel Diniz, sei o quanto esta equipe acredita em Santa Maria”. Logo após a manifestação do vereador, foi apresentado um vídeo em homenagem ao Dia do Advogado.
Proposições Aprovadas:
Requerimento, de autoria do vereador Alexandre Vargas, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA), de Santa Maria, pelos seus 12 anos. O proponente afirma que, no atual momento brasileiro, a infração juvenil alcança maior destaque, enfatizando que as causas apontadas requerem uma reflexão ampla do tema. Ao final do pronunciamento do vereador, aconteceu exibição de material audiovisual a respeito da história do CEDEDICA;
- Requerimento, de autoria da vereadora Pastora Lorena, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao grupo “Farol” pelo seu trabalho dentro da Universidade Federal de Santa Maria. A vereadora destacou que o grupo é formado por estudantes universitários, os quais exercem fé no ambiente acadêmico por meio de reuniões. “O movimento acredita que a vivência na universidade possibilita ser um agente de Deus no campus universitário”, comentou;
- Requerimento, de autoria do vereador Manoel Badke (Maneco), solicitando o envio de Moção de Congratulações a Cães e Gatos Camobi Pet Shop, pelos seus 20 anos.  “Essa clínica socorre animais e faz trabalho comunitário”, ressaltou, enfatizando a excelência dos profissionais do pet shop;
- Requerimento, de autoria do vereador Valdir Oliveira, solicitando o envio de Moção de Congratulações a Joreci Costa de Oliveira, pai do Vereador Valdir Oliveira, pela passagem do Dia dos Pais, representando neste ato uma homenagem a todos os pais de Santa Maria, em especial aos pais dos vereadores, bem como aos de colegas vereadores. “É uma homenagem que sai lá do fundo do coração”, ressaltou, afirmando que desde que decidiu concorrer a vereador fez um compromisso com Deus. “Eu disse que, se me permitisse estar com meu pai junto com a gente, eu iria fazer essa homenagem a ele. Desculpe a emoção porque meu pai está com 83 anos. Ele passou por muitas dificuldades”, relatou.
- Requerimento, de autoria da vereadora Drª Deili Silva, solicitando formação de Comissão Especial para acompanhar a situação das creches do Pró-Infância em Santa Maria. Integram a Comissão os vereadores Drª Deili Silva, Profª Luci (Tia da Moto) e Jorge Trindade (Jorjão).
 
Projeto Aprovado:
- Projeto de Lei nº 8449/2017, de autoria da vereadora Profª Luci (Tia da Moto), que cria no âmbito das escolas municipais de Santa Maria a Lei de Normas de Convivência Educacional. Na justificativa da matéria, a parlamentar justifica que o projeto visa dar mais segurança ao ambiente escolar e proporcionar melhores condições de aprendizagem para os alunos. “Hoje é um dia muito especial. Quando coloquei meu nome à disposição do magistério, coloquei pensando especificamente nesse projeto”, destacou, afirmando que sempre a maior preocupação foi estar ao lado do magistério municipal. A vereadora exibiu um vídeo com estatísticas a respeito da violência contra professores. “Essa lei é para ser a defesa do nosso educador e também do bom aluno, que entrou na sala de aula para aprender”, enfatizou. O vereador Valdir Oliveira parabenizou a vereadora Profª Luci pela apresentação do projeto, afirmando que a proposição deve ser adotada em outros municípios. “Este projeto empodera os professores”, comentou.
 
Primeira Discussão:
- Projeto de Lei nº 8429/2016, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar bem imóvel pertencente ao Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria/RS-IPASSP-SM e dá outras providências. Conforme justificativa que consta no projeto, a administração do instituto argumenta que o imóvel vem trazendo sérios problemas de conservação em decorrência de vandalismos e constantes invasões que trazem insegurança à vizinhança, que já reclamou de diversas formas por ser alvo de roubos a ameaças.
 
 
Texto:  Mateus Azevedo e Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Kauane Müller e Gabriela Iensen
 
Tecnologia do Blogger.