ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Sessão Ordinária, 4 de julho de 2017

Sessão Ordinária, 4 de julho de 2017
Sessão legislativa do dia 04/07/2017


Expediente Nobre:


O Plenário da Câmara de Vereadores recebeu bom público para acompanhar a Sessão Plenário Ordinária. Dentro do Expediente Nobre, a 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo, que acontecem de sete a nove de julho, foram homenageadas pela vereadora Profª. Celita da Silva. Em sua explanação, a parlamentar disse que, de sete a nove de julho, Santa Maria estará recebendo visitantes de várias localidades do Brasil e do Mundo para participarem dos eventos e que isso não é pouca coisa. A edil também explicou um pouco da metodologia do evento. Informou que terão aproximadamente 150 expositores e que o evento visa incentivar “um mundo mais justo e humano, que coloca o trabalho acima do capital”. Durante a manifestação da parlamentar, foi apresentado um vídeo promocional dos eventos. 
A vereadora também destacou a importância da coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill. “Santa Maria só tem a lhe agradecer”. Encerrou, convidando a todos para os três dias de evento. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom, cumprimentou Lourdes Dill pelo trabalho que desenvolve e afirmou que o Parlamento prestigiará a abertura oficial das atividades, na sexta-feira (07). A irmã Lourdes Dill compôs a mesa das autoridades, juntamente com a Mesa Diretora do Poder Legislativo. 
Proposições Aprovadas:
- Requerimento, de autoria da vereadora Drª Deili Granvile Silva, solicitando inserção, nos Anais desta Casa Legislativa, da reportagem sobre a CACISM, intitulada "120 anos em prol de Santa Maria", publicada no Jornal Diário de Santa Maria, edição do dia 29 de junho de 2017.
- Requerimento, de autoria do vereador Alexandre Vargas, solicitando envio de Moção de Congratulações à Igreja Universal do Reino de Deus, pelo seu aniversário de 40 anos. O autor da proposição iniciou sua explanação declarando que “essa Casa Legislativa, nos dias de hoje, denominada Casa do Povo, tem a grata satisfação de conceder Moção de Congratulações à Igreja Universal pela passagem dos seus 40 anos”. O vereador resgatou um pouco da trajetória do bispo Edir Macedo, fundador da instituição. Abordou também várias obras realizadas pela Igreja Universal. Durante a manifestação do edil, foi apresentado um vídeo promocional da Igreja Universal. “Por mais que eu fale aqui, as imagens falam por mim”, encerrou o vereador, que estava visivelmente emocionado.
- Requerimento, de autoria dos vereadores Drª Deili Granvile Silva e Daniel Diniz, solicitando o envio de Moção de Congratulações a Paulo Burmann e Luciano Schuch pela eleição para a reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A vereadora Deili Silva destacou que a chapa vencedora angariou mais de 51% dos votos. Disse que a nova administração terá vários desafios, como o enxugamento da máquina da universidade. “Pelo que o reitor fez e fará, juntamente com seu vice-reitor, é que protocolamos está moção de congratulação”, encerrou a parlamentar.
- Requerimento, de autoria da vereadora Drª. Deili Granvile Silva, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Santa Maria Soldiers, pela conquista do tetracampeonato gaúcho de futebol americano.
A parlamentar Deili Silva disse que a proposição foi motivada pela conquista do tetracampeonato Estadual da categoria, obtida pela equipe de Futebol Americano Soldiers, ocorrida sábado (02). “Fico muito feliz com esta grande vitória, esta grande conquista”. Ressaltou que Santa Maria, a cada dia, se destaca em mais e diferentes modalidades esportivas.
- Projeto de Lei nº 8460/2017, de autoria do vereador Ovidio Mayer, que dispõe sobre a necessidade de contratação de seguro contratual por parte de Empresas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e demais áreas afins que executem obras no município de Santa Maria vencidas por licitações. Em sua justificativa, o autor argumenta que a matéria tem por finalidade evitar descontinuidade de obras, projetos e serviços, resultante da má atuação de empresas e profissionais contratados pelo poder público, uma vez que este ainda não dispõe de ferramentas para a fiscalização de todos os serviços que estão sendo executados no município.
 
 
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Gabriela Iensen
Tecnologia do Blogger.