ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Comenda Chico Mendes e Prêmio Consciência Ecológica entregues em Sessão Solene

Comenda Chico Mendes e Prêmio Consciência Ecológica  entregues em Sessão Solene
Entrega da Comenda Chico Mendes

    A Câmara de Vereadores, em Sessão Solene na noite desta quinta-feira (8), realizou a entrega da Comenda “Chico Mendes” e do Prêmio Consciência Ecológica. Compuseram a mesa de honra o presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom; Cristina Ribeiro, da Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos; Marilise Krügel, integrante do Projeto “Olha o Passarinho”; Guilherme da Rosa, secretário adjunto da secretaria de meio ambiente; 1º Tenente Mambrim, representando o general Amaro, comando da 3ª DE e Major Tavares, Comandante do 2º Batalhão Ambiental.
   A Comenda “Chico Mendes” é destinada às pessoas ou às entidades não governamentais santa-marienses, cuja atuação se destaque em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. Neste ano, a agraciada foi a Associação Santa-mariense de Esportes Náuticas, representada por Cristina Ribeiro.
  Já o Prêmio Consciência Ecológica é um concurso destinado a empresas públicas ou privadas, entidades governamentais e/ou de ensino, ou Organizações Não-Governamentais (ONG) sediadas no município de Santa Maria, que apresentam ações efetivas na defesa, promoção, preservação e recuperação do meio ambiente, incluindo ações de educação ambiental.  Nesta edição, o prêmio foi concedido ao projeto de extensão da UFSM intitulado “Olha o Passarinho”, representado pela Professora da UFSM Marilise Mendonça Krügel.
  O vereador João Kaus, em nome dos vinte e um vereadores, apresentou detalhes do Projeto “Olha o Passarinho”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria. “É um projeto de extensão da UFSM, atualmente coordenado pelo professor Everton Behr e professora Marilise”, destacou, acrescentando que o projeto proporciona aos alunos do ensino fundamental a oportunidade de conhecer espécies de árvores. A ação de extensão do projeto se divide em palestras nas escolas e observações nas imediações das instituições de ensino. “Essa Casa está incentivando quem valoriza o meio ambiente. Dar um prêmio não vai pagar o serviço de vocês, mas sim o valor social e ambiental”, comentou.
  Ainda, em seu discurso, o vereador Kaus ressaltou a importância da Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos (ASENA), representada na solenidade por Cristina Ribeiro.  Registrou que a Associação, sediada no bairro Campestre Menino Deus, desenvolver a prática do esporte náutico, bem como trabalhos lúdicos e de conscientização ambiental. Kaus exibiu um vídeo com imagens do projeto.
  Cristina Ribeiro, presidente da ASENA, dedicou homenagem aos alunos da Associação e a todos os apoiadores. “Sou coordenadora do projeto, mas sem apoio não consigo fazer nada”, enfatizou, destacando que o objetivo do projeto Remar é formar cidadãos conscientes.
  A professora Marilise Krügel, do Centro de Tecnologia, e Everton Behr, do Centro de Ciências Rurais, explicaram a ideia inicial do projeto, que consistiu em trazer a natureza para perto das pessoas. “A concepção foi levar conceito de biodiversidade para as crianças”, afirmou Behr, agradecendo o reconhecimento ao projeto.   Marilise destacou as atividades desenvolvidas nos cinco anos do projeto que trabalha a educação ambiental para divulgar o conhecimento e promover a conservação das aves.
 
 Texto: Clarissa Lovatto Barros
Foto: Kauane Müller
Tecnologia do Blogger.