ÚLTIMAS AÇÕES
recent

Professor da UFSM relata sobre projeto piloto Amigos do Carroceiro à Comissão Especial

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna


A Comissão Especial para tratar sobre veículos de tração animal, na tarde de quarta-feira, recebeu o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luis Sangioni, que coordenou o projeto Amigos do Carroceiro, no período entre 2008 e 2010. Durante a reunião, o professor explanou sobre o projeto e respondeu a questionamentos dos parlamentares.
Conforme Luis, o projeto contava com o voluntariado de 20 alunos do curso de Veterinária da UFSM e consistia em fornecer assistência médica veterinária aos carroceiros residentes no bairro Alto da Boa Vista. “Os carroceiros têm um papel fundamental na sociedade. Boa parte do que é reciclado, em Santa Maria, é feito por esses profissionais”, relata. A ação contemplava aproximadamente 191 animais e mais de 200 famílias. O docente informa também que os profissionais utilizam o meio para transportar os familiares, o material reciclado e realizarem eventuais fretes. Cada animal percorre, diariamente, 8 km e carrega 800kg em média. “O maior problema das pessoas que lidam com os animais para o transporte de resíduos sólidos é social. A grande maioria tem baixa escolaridade e dificuldade em compreender algumas instruções”.
A presidente da comissão, vereadora Drª Cida Brizola, declarou que o principal objetivo da comissão é que esta possa ser um instrumento que levante o problema e provoque a reflexão sobre o tema. “A abordagem do professor Luis Sangioni foi muito importante, pois ele trabalhou junto aos carroceiros e conhece a realidade desses profissionais. Dá para melhorar a situação dos carroceiros e dos animais, mas essa melhora deve começar por uma mudança educacional”, projetou. O próximo passo da comissão será agendar uma reunião em conjunto com a Comissão de Educação e Direitos Humanos, pois as duas comissões estão abordando o mesmo tema. A reunião contou com a presença dos vereadores Drª Cida Brizola (presidente), Manoel Badke (vice-presidente) e Celita da Silva (relatora).

Texto: Mateus Azevedo
Foto: André Ribeiro
Tecnologia do Blogger.